História de TRINK

Eu, Luciano Pillar, criei TRINK como a publicação sucessora de ~A Revista – ACONTECEU~, também de minha autoria. Esta, lançada em 1999, era uma lista de e-mail e um “website” dos tempos pré-blog. Nasceu numa época em que muitas pessoas sequer tinham um e-mail e ainda não existiam o Google, o Facebook, o Youtube e tantos outros recursos que fizeram da internet o que ela é hoje.

ACONTECEU era essencialmente Ver ~ Pensar ~ Rir ~ Chorar ~ Ajudar! ~ Mudar? e foi criada num momento em que eu, trabalhando mais do que seria salutar a um analista de sistemas e desenvolvedor de software residente em São Paulo, Brasil, precisei, de alguma forma, criar uma forma de desabafo através da internet, o ambiente de desenvolvimento no qual trabalhava naqueles já longínquos 18 anos. Assim, por onde eu andava, entre São Paulo, Estados Unidos e sul do Brasil, alguma coisa eu escrevia e publicava. Um blog antes dos blogs e do Facebook.

Para minha surpresa, pois essa não era a intenção inicial (se é que havia alguma), durante sua existência muitas de suas edições foram lidas e estudadas em escolas, em alguns meios culturais, governamentais e profissionais, assim como por vários leitores de língua portuguesa pelo mundo todo.

No ano de 2008 eu transformei ACONTECEU no atual TRINK. A razão foi técnica e financeira. Mais precisamente, a melhor relação custo-benefício de usar novos serviços disponíveis na internet, especialmente o wordpress.com, no lugar do antigo domínio próprio aRevista.com.br.

No ano de 2013, por razões pessoais, deixei de publicar TRINK. Mas, apesar de parar, sempre mantive no meu coração o carinho e o respeito pelos 3300 assinantes por e-mail e pelos outros tantos leitores do “website” trink.wordpress.com. Nunca esqueci da essência do que tinha escrito até então e, às vezes, relia algumas das publicações. E especialmente me chamou a atenção, mas procurando sempre não cair no domínio da vaidade cega, os retornos positivos que recebi durante e depois das publicações. Assim, durante esses últimos quatro anos TRINK permaneceu vivo em mim e evoluiu para um trabalho que está nascendo e que, no seu primeiro momento, contará com o renascimento de TRINK.

Neste ano de 2017 TRINK renasce e, como parte desse rito de passagem, uma nova semente, ainda invisível, está plantada. Nesse renascimento, o principal motivo, a razão de tudo e a minha grande fonte de energia e inspiração está em cada um de vocês, estimados leitores. Saber que posso fazer algo de útil e benéfico a todos, a partir do lugar onde me encontro, é o que me movimenta.

Sendo assim, só posso agradecer a todos. Muito obrigado!

Anúncios